PUBLICIDADE

Prefeitos de 47 municípios de Mato Grosso aderem ao sistema planejamento estratégico do TCE

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Dos 88 prefeitos em primeiro mandato no estado, 47 já assinaram o protocolo de intenção que formaliza o interesse em participar do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso, lançado pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro José Carlos Novelli, mês passado, e que vai aprimorar a gestão estratégica e as políticas públicas municipais por meio de consultorias e sistemas informatizados.

O programa, que está entre as principais metas da gestão atual, será dividido em duas etapas e abrangerá todos os 141 municípios até o próximo ano. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). “Nesse primeiro momento, nosso foco serão os 88 prefeitos eleitos em 2020. Sabemos que muitos deles chegam sem preparo para a gestão pública, sendo apresentados a uma série de deveres a serem cumpridos. O Tribunal, no seu papel de exercer o controle externo, caminhará, então, ao lado desse gestor, de forma orientativa”, explica o presidente.

A proposta, de longo prazo, trará reflexos para setores como saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social, por exemplo. O conselheiro lembra ainda que, este ano, durante sua segunda gestão à frente do TCE, foi lançado o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado, que englobava vários projetos, sendo que o apoio ao planejamento estratégico foi o que mais se destacou.

“Nesses últimos 10 anos, o TCE realizou uma espécie de piloto junto às 21 prefeituras adesas ao PDI. Foi importante para ganharmos experiência, os benefícios e resultados alcançados foram esplêndidos, tanto que decidimos incorporá-lo permanentemente como política pública contínua do TCE, universalizando o projeto para o conjunto dos 141 municípios do estado”, afirma. “O TCE não quer penalizar. Vamos continuar fiscalizando, mas vamos capacitar os gestores e suas equipes. Por isso estabelecemos um cronograma de transmissão de conhecimento”, concluiu o presidente, através da assessoria do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comissão aprova redação final de projeto que proíbe celulares em salas de aulas de MT

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da...

Governador autoriza investir R$ 73 milhões para asfaltar rodovia de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em...

Coronel que chefiou regional de Nova Mutum é novo comandante geral da PM

O governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, que o...
PUBLICIDADE