Os embaixadores da Coréia do Sul, Ki-mo Lim, da Indonésia, Edi Yusup e da Malásia, Lim Juay Jin, o primeiro conselheiro da União Européia, Vicente Taberner, e adidos agrícolas dos Estados Unidos e da Espanha, além de integrantes do corpo diplomático da Alemanha, Austrália, Índia, Indonésia, Malásia, Singapura e Países Baixos estão em Sinop, na Embrapa Agrossilvipastoril, para conhecer pesquisas realizadas e que estão em andamento referentes a tecnologias de baixa emissão de carbono.
Eles chegaram, há pouco, no aeroporto presidente Figueiredo, e estão conhecendo o campo experimental onde os pesquisadores da Embrapa apresentam as pesquisas desenvolvidas com sistemas integrados de produção agropecuária, como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Também serão apresentados estudos ligadas à restauração ecológica e à produção de palma de óleo.
Os pesquisadores detalharam aos embaixadores e diplomatas que Sinop aumentou rebanho bovino para 56,1 mil cabeças (2020), frango 1,592 milhão e suínos 30,3 mil cabeças. Eles também detalharam a área plantada de arroz, algodão, milho, sorgo, pipoca e feijão.
A maioria dos países, representada pelos diplomatas que estão em Sinop, compra carne, soja, milho e outros produtos de Mato Grosso. A visita técnica hoje pode resultar em novos mercados e aumento no volume de venda de produtos.
Eles também conheceram os laboratórios da Embrapa e visitarão a vitrine tecnológica.
O prefeito Roberto Dorner, o vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Gideão Pereira, O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso e presidente do Sindicato Rural, Ilson Redivo, os presidentes da Unesin, Carlos Henrique Fonseca, da Aces, Cleyton Laurindo acompanham a visita da missão diplomática.
Em instantes mais detalhes.