A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) realiza na próxima terça-feira (05.04) às 8h, no auditório da entidade, o Seminário Carbono na Agricultura. O evento tem como objetivo apresentar ao produtor rural, sociedade e a imprensa um estudo de estimativa de mercado de carbono na agricultura e como transformá-lo em um “novo modelo” sustentável de negócio.
Serão apresentados dados que mostram que a produção de soja e milho é capaz de viabilizar o sequestro de carbono e promover o equilíbrio climático global. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), os solos agrícolas estão entre os maiores reservatórios de carbono do planeta e têm potencial para o sequestro expandido de carbono (SC), e assim fornecem uma maneira prospectiva de mitigar a crescente concentração atmosférica de CO2. Estima-se que os solos possam sequestrar cerca de 20 Pg C em 25 anos, mais de 10 % das emissões antropogênicas, informa a assessoria.
Rodrigo Lima fará palestra sobre o Cenário Mundial e Nacional sobre Mercado de Carbono; Samanta Pineda abordará a Legislação pertinente do Mercado de Carbono; Eduardo Cerri falará do estudo de Carbono na produção de soja em Mato Grosso; Ederson Zanette tratará do Mercado de Carbono para o produtor rural e, Marlene Lima, da Plataforma de Serviços Ambientais – Carbono.