O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues encerrou, esta tarde, o ciclo de palestras no Show safra BR-163 em Lucas do Rio Verde apresentando o atual cenário rural e expondo as tendências de mercados para sojicultores, produtores de milho e pecuaristas. Ele também deve abordar os impactos no agronegócio com a guerra da Rússia e Ucrânia, considerando que o agro brasileiro importa grande quantidade de fertilizante russo.
Roberto recebeu foi homenageado com o mérito ‘O Semeador’ entregue pelo presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini e o prefeito Miguel Vaz e o presidente do Sicredi Ouro Verde, Eledir Tecchio. Fundamentado em uma passagem bíblica, o título é um reconhecimento às pessoas que com muito trabalho, coragem, espírito empreendedor e inovador transformam a nossa sociedade.
“Tudo que eu fiz na minha vida inteira é por acreditar na agricultura como alavanca para o país. É um orgulho muito grande vir aqui e, muito mais que a homenagem, é a alegria de sentir o progresso fluindo pelas mãos, pelas cabeças, pelos corações de todos que estão aqui”, agradeceu Roberto Rodrigues.
No encerramento da feira, as palestras também foram direcionadas para pequenos produtores da agricultura familiar sendo explanadas vantagens com atividades da fruticultura e apicultura.
À tarde, para pecuaristas, o tema foi potencializando produtividade e qualidade da carne bovina através do melhoramento genético. Lucas tem um dos maiores volumes de gado confinado no Estado.
Também acabaram sendo abordados os coprodutos da BR 163 e suas oportunidades na pecuária.
O Show Safra começou na terça-feira (22), na Fundação Rio Verde, com mais de 250 expositores que fizeram negócios no