As inscrições para os cursos de graduação do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) estarão abertas até o dia 20 de maio. O seletivo visa o ingresso no segundo semestre do ano letivo. São ofertadas 510 vagas, distribuídas nas unidades de Alta Floresta, Campo Novo do Parecis, Cuiabá (Bela Vista e Cel. Octayde Jorge da Silva) e Várzea Grande.
As vagas são para os bacharelados em Agronomia, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Química Industrial, Secretariado Executivo e Turismo. Já as oportunidades para os tecnólogos são na área de Construção de Edifícios, Controle de Obras, Geoprocessamento, Gestão de Recursos, Gestão Pública, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
São três os requisitos para a inscrição: ter concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, apresentar as informações exigidas no edital e ter realizado pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O candidato deverá se inscrever identificando o seu número de inscrição do ENEM 2010 ou posterior (2010 a 2020).
Para se inscrever, é necessário preencher, eletronicamente, todos os itens do formulário de inscrição, no site do IFMT. No dia 6 de julho, serão divulgadas dez listas preliminares, sendo a primeira dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os classificados no processo seletivo 2022/2. Nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os classificados que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.
As matrículas da 1ª chamada (candidatos aprovados) serão realizadas no período de 18 a 22 julho, conforme publicação dos aprovados no resultado final do processo seletivo. Na 1ª chamada, serão convocados os candidatos aprovados nas dez listas.
Caso ocorra a 2ª chamada, será divulgada no dia 26 julho, e a matrícula será realizada nos dias 27 e 28. Caso ocorra, a 3ª chamada será divulgada no dia 29 e a matrícula será realizada nos dias 2 e 3 de agosto. As matrículas dos candidatos excedentes convocados nas chamadas posteriores serão realizadas através de chamada geral, em 4 de agosto.