A creche será construída na rua dos Mognos, no bairro Jardim Aurora, com mais de 1,5 mil metros quadrados (mais de R$ 3 mil o m² construído). Para isso, o investimento previsto é superior a R$ 4,6 milhões e a unidade seguirá os padrões do programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao ministério da Educação.
A unidade terá capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos ou 188 em período integrado. O projeto arquitetônico é baseado nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, como no intelectual e social. A definição do certame será em 13 de abril, a partir das 8h30. Após a assinatura da ordem de serviço, a obra deve ser concluída em 360 dias.
Consta que a creche será térrea, com dois blocos. No B serão construídas duas salas de atividades creche II (para crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses), duas para creche III (crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses), quatro salas da pré-escola (de 4 a 5 anos e 11 meses), sanitários, solários, sala multiuso, e depósito. A unidade terá pátio coberto e playground com brinquedos infantis.
O A contará com hall, secretaria, sala de professores/reuniões, direção, duas salas de atividades creche I (crianças de 0 a 11 meses), dois fraldários/depósitos, espaço para amamentação, solário, sanitários infantis, copa funcionários, lavanderia, S.I telefonia e elétrica, e balcão de recebimento e triagem de roupas sujas.
Haverá ainda almoxarifado, sanitários acessíveis adultos, lactário, área de higienização pessoal, área de preparo de alimento (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios, bancada de entrega de alimentos prontos, bancada para passar roupas, tanques e máquinas de lavar e secar, rouparia, balcão de entrega de roupas limpas, vestiários, e depósito de material de limpeza.
Já a cozinha será estruturada com bancadas para preparo de legumes, verduras, carnes, sucos, sobremesas, para lavagem de louças sujas, área de cocção, balcões de passagem de alimentos prontos e recepção de louças sujas, despensa, varanda de serviço, área de recepção e pré-lavagem de hortaliças, pátio de serviço, secagem de roupas, central GLP e depósito de lixo orgânico e reciclável. Haverá espaços adaptados para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.
Na justificativa, o executivo ponderou que a construção se deve ao aumento da demanda devido ao crescimento “acelerado do município, e assim proporcionar para as crianças, maior segurança e qualidade de vida, sendo acompanhadas por profissionais capacitados, trazendo mais tranquilidade para os pais e acrescentando melhor educação para essas crianças que tanto precisam de atenção”.