PUBLICIDADE

Juiz nega pedido para suspender cobrança de taxa de fiscalização e vistoria em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

O juiz Mirko Vincenzo Giannotte, da 6ª Vara Cível, negou pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas para suspender a cobrança da taxa de fiscalização e vistoria para estabelecimentos comerciais de baixo risco, instituída no Código Tributário Municipal.

A entidade ajuizou mandado de segurança questionando a aplicação da lei municipal 2.821 de 2020, que promoveu alterações no Código Tributário e fixou o valor da taxa de fiscalização e vistoria. A entidade citou que as atividades de baixo risco constam na declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece “garantias de livre mercado”. Por este motivo, a CDL pediu a suspensão da cobrança de forma imediata.

Ao negar o pedido, o juiz destacou que com Lei Federal 13.874/2019, que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabeleceu garantias de livre mercado, as pessoas físicas ou jurídicas passaram a ter o direito de desenvolver atividade econômica de baixo risco sem a necessidade de quaisquer atos públicos para liberação do funcionamento.

No entanto, segundo o magistrado, “a lei, em momento algum, cuida de incidência ou não incidência em matéria tributária, situação suficiente para concluir não haver direito líquido e certo ao não pagamento da Taxa de Fiscalização e Vistoria”.

Mirko ainda afirmou que “parece legítima a cobrança, pelo município, da taxa de localização e vistoria, em razão do exercício do poder de polícia do município, cumpridas as exigências dos artigos 77 e 78, do Código Tributário Nacional. Logo, inexiste violação ao direito líquido e certo a ser amparado no presente ‘writ’, de modo que ausente ilegalidade perpetrada pela autoridade coatora”.

Com a decisão, o processo foi extinto sem resolução de mérito. A CDL ainda pode recorrer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE