O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro participaram nesta quarta-feira de reunião para tratar da construção do projeto do câmpus em Lucas do Rio Verde. A partir do encontro, um grupo de trabalho envolvendo servidores da UFMT e do município de Lucas do Rio Verde vão trabalhar em conjunto para a elaboração de uma proposta de sede e cursos para enviar ao Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o professor Evandro Soares da Silva o encontro foi muito produtivo porque há uma construção de projeto em comum. “A partir daqui já saiu projeto, alinhamentos de tarefas de trabalho e principalmente um cronograma de atividades com responsável por cada atividade. Agora esse projeto está de vento em popa e tão logo teremos bons resultados destas ações e destas tarefas”, disse o reitor da UFMT acrescentando que o próximo passo é a apresentação de proposta para o MEC com a lista de cursos para aprovação do ministério.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, lembrou do caráter agroindustrial do município e do quanto esta vocação demanda por universidades. “Temos um trabalho bem consistente que direciona as demandas para a nossa região. Estamos pensando não só no município de Lucas do Rio Verde, mas no entorno, porque a universidade federal não é só para o município”, ressalta.
Miguel destacou que agora o trabalho avança para a consolidação do projeto. “Foi uma reunião produtiva onde criamos condições para a partir de agora criar uma agenda de trabalho e um cronograma de execução para dar os passos necessários e legais para a criação do câmpus”, pontua o prefeito.
Sobre a parceria com o município, o reitor destacou que a cidade de Lucas do Rio Verde é diferenciada pelo seu caráter de referência das escolas públicas. “Há um cuidado com a infraestrutura, o bem estar, laboratórios de informática, área de vivência, parte esportiva. É uma cidade com um apreço visível pela educação pública”, afirma o professor. A prefeitura da cidade realizou pesquisas envolvendo o desejo dos estudantes e a demanda dos setores públicos e privados por uma unidade no município, bem como elaborou projeto para a construção da unidade física da UFMT.
“Essa parceria ajuda principalmente na elaboração do projeto no ponto de vista arquitetônico e urbanístico, principalmente na habilidade de realizar a obra com bastante celeridade”, ressalta o professor Evandro Soares da Silva. A partir da reunião desta quarta-feira a comissão para assessorar a proposta do projeto técnico já tem encontros agendados para discutir ajustes do projeto à legislação vigente e também a outras demandas de órgãos públicos.
Em uma reunião a parte representantes da UFMT e do município de Lucas do Rio Verde também discutiram a implementação de ações de educação à distância envolvendo a Secretaria de Tecnologia Educacional (SETEC) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). “Temos um projeto de parceria de formação de professores nas áreas de geografia e história. Um projeto que será viabilizado via extensão pela SETEC, juntamente com a PROEG, além de outros cursos na área de graduação em Química, Matemática e Geografia na forma EAD no polo de Lucas do Rio Verde”, conta o pró-reitor de Ensino de Graduação, Adelmo Carvalho da Silva.
Um dos cursos envolvidos na parceria é o Bacharelado em Ciência de Tecnologia, atualmente desenvolvido pela Faculdade de Engenharia (FAENG). “O curso de Bacharelado em Ciência de Tecnologia é um bacharelado interdisciplinar, uma proposta inovadora, um projeto piloto. É o primeiro EAD institucional em uma universidade federal que será executado pela Faculdade de Engenharia, do Câmpus de Várzea Grande”, explica o diretor da FAENG, professor Diogo Henrique Duarte Bezerra. A formação é generalista com um profissional que pode atender diferentes setores da sociedade.
A secretária de educação de Lucas do Rio Verde, Elaine Benetti Lovatel, comemora a parceria, tanto pelo novo polo, quanto pelo trabalho continuado de formação de professores. “A conversa foi pautada no fortalecimento das parcerias para cursos em EAD, tanto via UAB quanto montando um polo de atendimento e formação continuada para os nossos professores que estão em exercício nas unidades escolares”, destaca.