Produtores rurais da Linha Norte apresentaram, esta manhã, projeto para asfaltar o trecho de 18,18 quilômetros entre a BR-163 e o Rio Celeste. Junto ao presidente do Sindicato Rural, Silvano Felipetto, e o coordenador de Política da Aprosoja e diretor do Sindicato Rural, Tiago Stefanello Nogueira, destacaram a importância do asfalto na região, que faz divisa com Vera.
A expectativa é garantir que a pavimentação possa se tornar realidade por meio do Mais MT- Agroestrada, programa estadual de apoio à pavimentação de rodovias e construção de pontes em estradas vicinais municipais. O projeto, custeado pelos produtores e doado à prefeitura via Sindicato Rural, foi elaborado por uma empresa.
Para a execução devem ser investidos cerca de R$ 20 milhões. O projeto deve ser protocolado na secretaria estadual de Infraestrutura e Logística nos próximos dias. Este é o segundo projeto que o município recebe para asfaltar vicinais por meio do Agroestrada. O outro, que já foi entregue ao governo, é para pavimentar 30 quilômetros da estrada Sodema.
“Momentos como este são muito gratificantes, pois reforçam que o trabalho articulado, a soma de esforços e a cooperação têm sido a força motriz de nossa cidade desde sua fundação”, comentou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, acrescentando que todos os processos serão cuidadosamente analisados, tanto em seus aspectos técnicos como financeiros.
O Agroestrada, divulgado pelo governo estadual em agosto de 2021, prevê obras em rodovias com plataforma de, no mínimo, 10 metros de largura e com cinco metros de pavimento (pista de rolamento). Pelo programa, o Estado irá repassar 50% dos recursos necessários para a execução dessas obras e, em contrapartida, as prefeituras devem arcar com o restante podendo ser financeira ou não, como na prestação de serviços de execução. O programa terá duração de 18 meses e os recursos serão alocados pela Sinfra.
Também participaram do encontro secretários municipais, engenheiro responsável pelo projeto, vereadores e outros.