O decreto estadual, que tornou opcional o uso de máscara em Mato Grosso mesmo durante a pandemia da covid-19, tem recebido boa aceitação dos prefeitos. Na sexta-feira, mais 5 municípios retiraram a obrigatoriedade da máscara.
Já são quase 40 cidades mato-grossenses em que o uso da máscara facial passou a ser opcional. O Estado e os prefeitos levaram em consideração a queda nos casos e nas mortes pelo novo coronavírus para poder liberar o item de segurança.
Fazem parte dessa nova “leva” de municípios que aderiram à liberação Cotriguaçu (950 km a noroeste de Cuiabá), Jauru (425 km a oeste), Nova Bandeirantes (1.028 km ao norte), Santo Antônio do Leste (379 km ao sul) e Poxoréu (251 km ao sul).
Destes, trazem restrições apenas Jauru – que obriga máscara em caso de sintomas gripais – e Santo Antônio do Leste – que manteve a máscara para pessoas com sintomas e para o acesso às unidades de saúde).
Para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a liberação total do uso de máscaras ainda é prematuro, pois não é possível ainda avaliar o efeito das festas e viagens no Carnaval. “Flexibilizar medidas como o distanciamento físico (controlado pelo uso do passaporte vacinal) ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento, e não nos protege de uma nova onda”, diz trecho do último boletim da Fiocruz.