PUBLICIDADE

Sinop: Embrapa promove dia de campo para mulheres do movimento Agroligadas

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Embrapa Agrossilvipastoril promoverá um dia de campo exclusivo para as mulheres do Núcleo Sinop das Agroligadas, amanhã, às 8h. A proposta do evento surgiu em reunião entre representantes da empresa pública e do movimento visando uma parceria em ações de comunicação voltadas para o público infanto-juvenil.

Como muitas das mulheres conhecem pouco sobre o trabalho da Embrapa, o dia de campo servirá para apresentar a elas as atividades que são desenvolvidas e as entregas que são feitas para o setor produtivo e para a sociedade de maneira geral.

A programação da visita terá início no auditório, com uma apresentação feita pela chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo. Além de dar um panorama geral sobre a instituição, abordará entregas importantes como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, recomendações de manejo de sistemas de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta, obtenção de dados de apoio a políticas públicas, viabilização de opções de segunda safra, desenvolvimento de porta-enxertos para frutíferas, entre outros.

Na sequência o grupo irá para o campo onde fará três paradas. A primeira será na vitrine tecnológica, onde serão abordadas as ações de transferência de tecnologia realizadas em Mato Grosso, como capacitação de assistência técnica, condução de unidades de referência tecnológica, promoção de eventos, visitas técnicas, participação em feiras, validação de tecnologias, e outros. Também serão abordadas as opções de consórcios de segunda safra, como o Sistema Gravataí, já lançado pela Embrapa, e outros em fase final de validação.

Em seguida as Agroligadas poderão conhecer os dois grandes experimentos com sistemas integrados de produção agropecuária conduzidos no centro de pesquisa. São duas das maiores bases experimentais sobre o tema no país. Na área focada na pecuária leiteira, serão apresentados resultados das pesquisas sobre pastagens, sanidade animal, conforto térmico, emissões de gases de efeito estufa e balanço de carbono no sistema.

A última parada da visita será na base experimental de ILPF com pecuária de corte, onde são avaliadas diferentes estratégias e combinações de sistemas integrados. Resultados sobre os componentes agrícola, animal e florestal serão abordados assim como resultados relacionados a serviços ecossistêmicos, recomendação de manejo, entre outros.

Este dia de campo é restrito para as integrantes das Agroligadas, porém, o 11º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, aberto a todo o público interessado, será nos dias 5 e 6 de maio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja em Mato Grosso aumenta 3,4%; margem das indústrias cai

O esmagamento de soja em Mato Grosso alcançou 1,03...

Confinamento de gado em Mato Grosso pode fechar ano com aumento de 60%

O mais recente levantamento de intenções de confinamento, feito...

Custo da produção de algodão em Mato Grosso tem queda, aponta CPA

A estimativa do custo de produção do algodão em...
PUBLICIDADE