Os vereadores em Sorriso acabam de aprovar, por unanimidade, o projeto de lei que desobriga o uso de máscara (tanto em locais abertos, quanto fechados, públicos e privados), que previne contágio contra o Coronavírus. Agora, a propositura seguirá para sanção do prefeito Ari Lafin (PSDB).
O texto define que o uso facultativo não se aplica às pessoas infectadas ou com sintomas de contaminação pela doença, durante o período de transmissão. A deliberação sobre a votação do projeto foi na última semana, em reunião entre membros do Comitê de Enfrentamento a Covid-19.
Na justificativa, os vereadores alegaram que um boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira, por exemplo, “aponta a redução significativa nos casos de contaminação e internação no município”, além do índice de vacinação, “que permitem adotar esta medida”.
Em outro ponto, consideraram que “precisamos voltar a nossa rotina e sairmos dessa restrição, voltando a ter relações interpessoais que foram alteradas. Entendemos que a Pandemia está passando por uma fase de finalização, sendo possível o uso facultativo de máscaras”.
Desde o início da pandemia, Sorriso já registrou 24.622 casos confirmados da doença. Destes, 24.325 já estão recuperados. Outros 54 estão ativos e há seis internados em Unidades de Terapia Intensiva. 244 pessoas morreram.