O governo chinês anunciou nesta sexta-feira a suspensão da importação da carne de frango de uma planta frigorífica em Lucas do Rio Verde. Desde 2020 a China tem realizado suspensões na compra de frigoríficos não só no Brasil, alegando a necessidade de maior controle sanitário, por causa da pandemia da covid-19.
Segundo o Estadão, um comunicado foi divulgado no site da Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês). A interrupção na importação começa no sábado e não há previsão de quanto tempo irá durar.
Por meio de nota, a empresa afirmou que não foi notificada oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre a suspensão e que ficou sabendo da notícia pelo site do GAAC. “A companhia tomará as medidas cabíveis e trabalhará na reversão da situação com as autoridades chinesas e brasileiras”, diz trecho da nota.
Segundo a empresa, a suspensão anunciada pela China não trará grandes impactos, pois a unidade de Lucas do Rio Verde é responsável por 12% das aves exportadas para a China, o que corresponde a 0,3% das receitas da BRF. “A empresa ressalta também que suas sete demais unidades habilitadas continuam exportando frango normalmente para a China, sem qualquer intercorrência”.
Essa situação não é novidade no mercado brasileiro. Em janeiro a China suspendeu a importação de frangos de dois frigoríficos no país. Em dezembro de 2021 a medida afetou um frigorífico da mesma em Manaus (RS) e antes disso, em agosto a unidade de Lucas do Rio Verde também passou por uma suspensão do governo chinês.