As equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável atuaram, nos dois primeiros meses do anos, na limpeza de áreas institucionais em 108 bairros. Ao todo, são mais de 220 bairros com áreas do município, que necessitam de limpeza constante.
Para não atrasar o cronograma de trabalho, os profissionais da secretaria trabalharam na segunda-feira, ponto facultativo, quando foi realizada a limpeza nos bairros Novo Horizonte, Jardim São Paulo e Jardim dos Ipês. Nas ações, o lixo descartado irregularmente nos terrenos também são recolhidos e um trator com grade é usado para arar a terra e eliminar o capim.
“O período de chuvas faz com que o mato cresça muito rápido, por isso estamos utilizando todas as nossas forças possíveis para manter as áreas limpas e, pedimos a colaboração da comunidade para que não descarte lixo em nenhum terreno, pois o lixo traz grandes consequências à toda população”, destacou a secretária da pasta, Ivete Mallmann.
A secretaria também faz a fiscalização nos terrenos particulares. Conforme o setor, são monitorados cerca de 30 mil lotes vazios. Só no primeiro bimestre, os fiscais visitaram 22 bairros e notificaram 435 donos de lotes, que podem ser multados se continuarem deixando seus imóveis com matagal.
Para receber as denúncias da comunidade, o telefone é (66) 99651-2891.