Fiscais da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) em Sinop e policiais militares constataram a extração ilegal de madeira em União do Sul (164 km de Cuiabá) e quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia.
Foram apreendidos dois caminhões, um reboque florestal, pá carregadeira, um trator, um tanque IBC (reservatório de combustível para mil litros), engraxadeira e motosserra.
Os fiscais e policiais chegaram ao local com base nas imagens e coordenadas de satélite. A área explorada de forma ilegal é de aproximadamente 326 hectares. A área apresentava sinais recentes de exploração seletiva de madeira em toras. Foram encontramos também carreadores, trilhas de arraste e tocos de árvores recém derrubadas. Havia 110 toras de madeira, de diversas espécies e medidas, prontas para serem carregadas sem os documentos de autorização de depósito ou extração.
A multa aplicada no dono da área soma R$ 132 mil por comercializar, portar ou utilizar em floresta sem licença, depósito ou guarda de madeira sem licença e explorar ou danificar floresta ou qualquer tipo de vegetação nativa sem autorização da Sema.
A secretaria considera que a retirada do equipamento “é uma etapa importante da fiscalização porque além de impedir a continuidade dos ilícitos ambientais, permite a descapitalização do infrator de forma imediata. Para isso, o Estado conta com um contrato de uma empresa especializada na remoção de maquinas pesadas, custeados com recursos do Programa REM-MT.
Maquinários e caminhões estão no pátio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) de Sinop.