O vice-governador Otaviano Pivetta confirmou que o governo do Estado está providenciando os projetos e orçamentos para que seja feita a recuperação da rodovia BR-174, que pertencia ao governo federal. A informação foi dada, na última semana, enquanto Pivetta era governador em exercício, já que Mauro Mendes estava em Dubai.
Segundo informações divulgadas pela assessoria do deputado estadual delegado Claudinei, que é vice-presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o governo estadual já buscava assumir a recuperação asfáltica de mais de 300 km de estrada de terra da rodovia federal, tanto que o secretário de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra), Marcelo de Oliveira, afirmou que, em julho do ano passado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia aprovado o pedido e já estavam sendo feitas as tratativas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Já no dia 25 de janeiro deste ano, o governo de Mato Grosso emitiu ofício ao diretor-geral substituto do Dnit de Mato Grosso, Euclides Bandeira Neto, para formalizar o Termo de Transferência com a alienação via doação do trecho da rodovia BR-174, compreendido entre o fim do trecho pavimentado e entrada na MT-206 (Igarapé do Sombra), do km 825 ao km 1.188,70, com extensão de aproximadamente 365 km. Logo depois foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o extrato de transferência do Dnit ao Poder Executivo Estadual da BR-174, em 15 de fevereiro.
A estadualização atende à reivindicação feita por munícipes de Colniza e região, que esperam há anos por soluções para a falta de asfalto na BR-174. Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, o deputado estadual Oscar Bezerra (PV), que assumiu por 4 meses na vaga de Faissal Kalil, criticou as atuais condições da BR-174 que precisa de obras urgentes e enalteceu a coragem do governador Mauro Mendes em assumir a rodovia.
“Tenho aqui que enaltecer a coragem do governador no sentido de assumir uma responsabilidade de algo que era do governo federal. Precisamos ir além e dar celeridade ao processo da construção efetiva, através do processo licitatório. Não podemos deixar mais um ano sem lançar pelo menos um trecho daquela rodovia. Pessoas estão morrendo porque não consegue sair uma ambulância com paciente de lá. As cidades da região não conseguem manter um frigorífico aberto, pois não tem estrada para que a carne de lá saia. Como elas vão conseguir elevar a arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para o Estado”, discursou, na tribuna.
O parlamentar exaltou a proposta da realização de uma audiência pública para debater sobre os problemas da região, sugerida por um colega de Parlamento, mas ressaltou que o local do debate deve ser em Colniza e não na capital. “Vamos levar esta audiência pública para o final da linha da BR-174, lá em Colniza, porque senão teremos que colocar despesa no bolso de centenas de pessoas que querem contribuir para este debate. E faço um desafio maior ainda. Que ninguém vá de avião para a audiência pública, mas sim de carro, para participar efetivamente do sofrimento que as pessoas daquela região vivenciam. Façamos um ‘estradeiro’ até lá”, propôs o parlamentar, que é ex-prefeito de Juara.
Na mesma região, o governo de Mato Grosso anunciou, em fevereiro, abertura de licitação para restaurar 106 km da MT-170, no trecho entre a ponte sobre o Rio Juruena e a Castanheira. Mauro Mendes autorizou aplicar R$ 49,6 milhões e será licitada na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, menor preço, dividida em dois lotes. O primeiro, de 63,8 km entre o Rio Juruena e a cidade de Juína, e o segundo até Castanheira, com 42,3 km.