PUBLICIDADE

CPI defende nova licitação para transporte público em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Clayton Cruz)

O vereador Dilmair Callegaro (PSDB), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída para investigar o estado de conservação dos ônibus da empresa responsável pelo transporte público coletivo municipal, entregou, durante a sessão desta segunda-feira, o relatório final dos trabalhos. O documento informa que as investigações deixaram evidente que é necessária uma reestruturação no sistema, uma vez que foi constatada a má qualidade dos serviços prestados ao usuário.

Os vereadores também apuraram que constataram frota de veículos em número não suficiente para atender a demanda municipal; rotas que não contemplam toda a população; bairros/regiões não atendidas pelo sistema municipal de transporte público coletivo; estações de ponto de ônibus péssimas ou inexistentes; precário estado de conservação da frota e rotas que não contemplam os horários e regiões (bairros) de maior fluxo.

Os vereadores ainda apontaram como fatos a serem considerados pelo Executivo: ausência do Plano Municipal de Mobilidade Urbana; falta de realização de estudos e projetos executivos, sem detalhamento suficiente para justificar as rotas, horários, pesquisas de origem e destino para verificação de demandas de passageiros nos diversos horários do dia, o que ocasiona linhas sobrecarregadas com muitos passageiros e outras sem passageiros; necessidade imediata de reestruturação das linhas, o que deve ser feito através da elaboração de um Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Município e omissão de critério de reajuste da tarifa.

A recomendação da comissão é que seja realizada uma auditoria do Contrato de Concessão nº 074/2004 para apurar as irregularidades e inexecuções contratuais. O relatório da CPI recomenda também que seja realizado um novo processo licitatório para concessão da prestação e exploração do serviço de transporte coletivo de passageiros no Município de Sinop.

Nesta quinta-feira, o documento será entregue para o prefeito Roberto Dorner, pedindo que tome providências. Cópia do relatório circunstanciado também será encaminhado para a empresa que explora o serviço de transporte, agência reguladora e Ministério Público Estadual para que abra investigação mais aprofundada sobre as informações levantadas pela CPI.

A CPI durou quase seis meses, período em que os vereadores Moises do Jardim do Ouro (PL) (presidente), Dilmair Callegaro (PSDB) (relator) e Celsinho do Sopão (REP) (membro), colheram informações junto aos usuários do sistema de transporte público, empresa detentora da concessão e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (AGER).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE