PUBLICIDADE

Papa Francisco nomeia novo arcebispo de Cuiabá

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Vatican News)

O bispo de Roraima (RR), dom Mário Antônio da Silva, segundo vice-presidente da Conferência Nacional  dos Bispos do Brasil  foi nomeado, pelo Papa Francisco, arcebispo metropolitano de Cuiabá. A informação foi confirmada, hoje, pela CNBB. Ele sucede dom Milton Antônio dos Santos, que pediu renúncia por motivo de idade, (completou 75 anos) e passa a ser bispo emérito.

Dom Mário tem 55 anos, é paulista de Itararé (SP), estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Mestre, da diocese de Jacarezinho (PR), tem mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália, foi ordenado diácono em fevereiro de 1991, em dezembro ordenado padre, em Sengés, no estado do Paraná. Era chanceler da diocese de Jacarezinho quando foi nomeado bispo auxiliar de Manaus, em 2010.

A CNBB informa que, em 2015, foi eleito durante a 53ª Assembleia Geral, presidente do regional Norte 1, que compreende o Estado de Roraima e o norte do Amazonas, para o quadriênio de 2015-2019. Também foi referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Em junho de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como sexto bispo de Roraima, tomando posse em setembro do mesmo ano. Em 2019,  Dom Mário foi eleito segundo vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023. Atualmente, preside a Cáritas Brasileira.

O presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em nota, manifestou a Dom Mário “felicitações pela sua nomeação como novo arcebispo de Cuiabá. Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos um trecho de uma das catequeses das Audiências Gerais proferidas pelo Papa Francisco de 17 de novembro de 2021 a 16 de fevereiro 2022. “Encorajo-vos a pedir a intercessão de São José (…), especialmente quando somos chamados a servir os últimos, os indefesos, os órfãos, os doentes, os descartados da sociedade, rezemos a São José para que seja Providência para nós. Quantos santos se dirigiram a ele! Quantas pessoas na história da Igreja encontraram nele um padroeiro, um guarda, um pai!”.

Em instantes mais detalhes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE