sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop registra janeiro com mais mortes na série histórica e óbitos ‘violentos’ crescem, aponta Anoreg

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso apontou que os cartórios de registro civil em Sinop registraram recorde histórico de mortes em janeiro deste ano, sendo o mês mais mortal desde o início da série histórica em 2003. O aumento é 9,87% em comparação ao mesmo período de 2021, com 89 mortes, ante 81.

Ano passado, já havia sido registrado crescimento de 6,5% em relação a 2020, ainda antes do início da pandemia. As mortes por pneumonia passaram de cinco em janeiro de 2021 para seis neste ano (aumento de 20%). Em 2020, antes da pandemia, foram seis óbitos pela doença.

Os falecimentos por causas naturais – causados por doenças – cresceram 6,2%. Por causas violentas – em razão de homicídios, acidentes de veículos, suicídio, entre outras – aumentaram 300%. Na comparação entre janeiro de 2020 e 2021, houve queda de 95% nas mortes violentas.

Outro dado observado está relacionado ao crescimento de mortes por doenças do coração em janeiro deste ano na comparação com o primeiro mês do ano passado, sendo infarto (200%) e causas cardiovasculares inespecíficas (85,7%), enquanto as mortes por AVC não tiveram alteração em 2022. Também tiveram crescimento as mortes por septicemia (80%). Já os óbitos por Covid-19 tiveram redução de 67,5% no período.

“As estatísticas dos cartórios de registro civil mostram que, apesar ínfimo decréscimo no total de mortes em janeiro de 2022, comparado com o mesmo mês de 2021, doenças respiratórias como SRAG tiveram aumento expressivo. Os números alertam para que fiquemos atentos ao vírus da Covid-19 e suas variantes”, analisa a presidente da Anoreg, Velenice Dias.

O número de óbitos registrados nos meses de 2022 ainda pode aumentar, assim como a variação da média anual e do período, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento no portal da transparência.

Os dados constam no portal da transparência do registro civil, base administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos 7.658 cartórios de registro civil do país – presentes em todos os 5.570 municípios – e cruzados com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros encontram corpo de pescador que desapareceu em rio no Nortão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Colíder localizaram, há...

Socorrido em estado grave funcionário que ficou preso em máquina no Mato Grosso

O trabalhador foi encaminho à Unidade de Pronto Atendimento,...

Sinop: homem tem dedo decepado por mordida durante briga

O jovem, de 24 anos, foi encaminhado a unidade...
PUBLICIDADE