Em Maceió desde domingo, o elenco do Cuiabá se prepara para mais uma estreia na Copa do Brasil, marcada para esta quarta-feira, contra o ASA-AL, às 18 horas (horário de Mato Grosso). Pelo regulamento, o empate garante o time mato-grossense na segunda fase. Será a 13ª vez que o Dourado vai disputar a competição nacional.
A melhor campanha foi na temporada 2020, quando alcançou as quartas de final sendo eliminado pelo Grêmio. Naquele ano, o Dourado entrou direto nas oitavas para enfrentar o Botafogo, com o título da Copa Verde de 2019. Com vitória por 1 a 0 no Engenhão, gol de Matheus Barbosa, e empate sem gols na Arena Pantanal, o Dourado avançou para as quartas em meio à disputa pelo acesso à Série A.
A primeira vez da equipe auriverde no torneio foi em 2004, ainda sob o comando do fundador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho. Campeão estadual em 2003, o Dourado conquistou o direito de disputar uma competição nacional pela primeira vez.
Apesar da eliminação precoce para o Goiás, o time iniciou a trajetória no torneio apenas um ano depois da profissionalização. Ao todo são 33 jogos disputados com 8 vitórias, 11 empates e 14 derrotas – aproveitamento de 35,3%.