A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o deputado e vice-presidente da FPA, Neri Geller (PP/MT) estão no Irã, participando de intensas tratativas comerciais com o governo iraniano buscando fortalecer a relação comercial. Atualmente, o Irã é o principal cliente do agronegócio brasileiro no Oriente Médio.
Eles se reuniram com representantes do setor petroquímico iraniano, responsáveis pela fabricação de fertilizantes – como a ureia, utilizada em Mato Grosso -, e pela produção de biocombustíveis. O objetivo dessa missão oficial é aproximar os países e, assim, possibilitar maior exportação de milho e proteína animal brasileiros para o Irã.
Hoje, a reunião foi no Fórum Empresarial Brasil-Irã, onde estavam presentes os vice-ministros da Agricultura iraniana, além de empresários. Geller integrou a comitiva que esteve com o Presidente da National Petrochemical Company Morteza Shah-Mirzaei. O dia terminou com o encontro da Câmara de Comércio Brasil-Irã (CCBI).
“O nosso histórico é muito positivo, a lembrança da minha vinda, em 2014, é forte. Foi quando assinamos o primeiro contrato de exportação de ureia do Irã para o Brasil. Nós também levantamos o embargo da carne bovina e de lá para cá as exportações cresceram bastante. Aqui [no Irã], isso está latente. Eles reconhecem o nosso trabalho e o nosso potencial”, afirmou Neri Geller, que foi ministro da Agricultura.
A agenda de negócios ainda prevê o encontro com outras lideranças políticas e empresários da agricultura iraniana até a metade da próxima semana, quando a comitiva retornará ao Brasil. O ex-prefeito de Lucas do Rio Verde Luiz Binotti faz parte da comitiva brasileira.