A secretaria municipal de Saúde promoverá amanhã, uma ação de atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, com objetivo de identificar possíveis casos de hanseníase. Os atendimentos, que devem ser agendados para evitar aglomerações, serão das 8h às 17h. “É uma parceria entre o centro de referência e a unidade para identificação de novos casos”, explicou o coordenador do Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose, Márcio Henrique de Souza.
A hanseníase é uma doença infecciosa e atinge a pele e nervos. Os principais sintomas são perda de força motora em um ou mais membros, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, geralmente com alteração de sensibilidade, dor nos nervos e queda de pelos, dos cílios, sobrancelhas e nos locais das manchas.
Em Sinop, dados registrados no Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação apontam que, desde 2016 até as primeiras semanas deste ano pelo menos 3,1 mil pessoas foram diagnosticadas com a doença. Somente em 2021, foram 276 novos casos.
A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.