PUBLICIDADE

Secretaria levará Centro de Atendimento Empresarial aos bairros em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do Centro de Atendimento Empresarial (CAE) irá realizar amanhã das 14h às 19h, o CAE itinerante numa empresa, na avenida André Maggi. O coordenador do CAE, Jefferson Diniz explica que o “CAE itinerante” é um projeto da secretaria, e que será realizada a parceria com a TV local para levar os serviços naquela região.

“Serão feitas orientações para a formalização de empresas. O cidadão que tem dúvidas de como abrir um MEI, as documentações necessárias para a abertura de empresas ou como adquirir crédito, serão explicados passo a passo. Também vai orientar sobre a importância de estar com a documentação sempre em dia, principalmente endereço”, destacou.

Serão prestados serviços como: o que é necessário para formalizar e alterar o cadastro dos microempreendedores individuais; emissão e reparcelamento de guias de contribuição; declaração anual (declaração de faturamento); auxilio para acessar as linhas de crédito do banco de fomento do estado (Desenvolve MT), entre outros.

Em dados compilados do Mapa de Empresas do Ministério da Economia pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apontam que de janeiro a dezembro de 2021 Sinop registrou a abertura de 5.443 novas empresas. Uma quantia expressiva dessas empresas é composta por Microempreendedores Individuais, os chamados MEIs, com 4.123, o que representa 75,75% do total de empresas abertas no município.

O coordenador destaca que “o CAE itinerante nesse primeiro momento vai levar informações para a desburocratização e formalização dos microempreendedores e como esses podem acessar linhas de crédito no banco do estado de Mato Grosso”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves aponta que a ação busca explicar sobre a formalidade de abrir uma empresa ao cidadão, devido a muitas pessoas que não tem conhecimento dos benefícios legalizar uma empresa “dessa forma depois de constituída ele consegue tentar buscar captação de recursos, consegue se organizar de uma maneira melhor, consegue empregar também isso é fundamental para nós”.

Para o secretário “o CAE  tem essa missão de trabalhar na abertura de novas empresas e nós temos junto dessa missão dar esse acompanhamento para o município, porque Sinop cresce e mais da metade são MEI’s”, frisou.

Está é a primeira ação do CAE itinerante que percorrerá diversos bairros do município. “Sinop tem 3.942 quilômetros quadrados e a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico quer diminuir essa distância entre quem quer empreender e os órgãos que formalizam as atividades”, afirmou o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...

Aeroporto de Sinop tem recorde de cargas aéreas e em Sorriso mais de 170 toneladas

A movimentação de cargas aéreas no Aeroporto João Batista...
PUBLICIDADE