PUBLICIDADE

Sinop: secretaria libera aplicação da 4ª dose contra Covid para jovens imunocomprometidas acima de 12 anos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde liberou a aplicação da quarta dose de um dos imunizantes contra Covid-19 para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, seguindo a nota técnica, emitida pelo Ministério da Saúde, recentemente. A quarta dose deve ser aplicada quatro meses após o recebimento da terceira. Até então, apenas pessoas de 18 anos ou mais estavam aptas para receber a referida dose.

De acordo com a 12ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Covid-19, compõe o grupo de imunocomprometidos: pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Conforme a nota, as pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos que receberam três doses no esquema primário, poderão receber uma dose de reforço com os seguintes imunizantes: Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. Já as pessoas imunocomprometidas entre 12 e 17 anos deverão receber obrigatoriamente o imunizante Pfizer na quarta dose.

Para vacinar, as pessoas que compõe o grupo de imunossuprimidos podem procurar uma das unidades de saúde onde há vacinação contra Covid-19. Os atendimentos ocorrem no formato livre demanda. É necessário apresentar documentos pessoais, o cartão SUS, o cartão de vacinação, além de algum documento que comprove a imunodeficiência.

Desde o início da vacinação, 240,6 mil doses de imunizantes contra Covid-19 foram aplicadas no município. Deste total, pouco mais de 119 mil correspondem a primeira dose; 102 mil correspondem a segunda dose ou dose única e, 19,4 mil correspondem as doses de reforço ou adicional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE