segunda-feira, 23/setembro/2024
PUBLICIDADE

Concessionária comunica consumidores da redução do ICMS na conta de energia em MT após decisão do governo

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A conta de luz vai chegar mais barata aos mato-grossenses. A concessionária que distribui energia elétrica no Estado já está comunicando os clientes sobre a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas faturas deste mês.

A Lei Complementar nº 708/2021, do Governo de Mato Grosso, reduziu a alíquota do ICMS para diversos setores e é o maior pacote de redução de impostos do país. Conforme o comunicado, foram beneficiados os consumidores residenciais, com consumo entre 251 e 500 kWh (25% para 17%) e com consumo acima de 500 kWh (de 27% para 17%).

Os consumidores rurais com consumo acima de 1000 kWh, terão redução de 20% para 17%. Já os setores industrial e comercial, em todas as faixas de consumo, terão redução de 27% para 17%.

Segundo o governo do Estado, a redução dos impostos foi possível graças às medidas adotadas pela atual gestão, desde 2019, que consertaram o caixa de Mato Grosso, trouxeram o equilíbrio fiscal e permitiram que o Governo saltasse de Nota C para Nota A no Tesouro Nacional.

A medida está em vigor desde o dia 1° de janeiro deste ano. Além da energia elétrica, o governo também baixou o imposto da gasolina (de 25% para 23%), do diesel (de 17% para 16%), dos serviços de comunicação, como internet e telefonia (de 25% e 30% para 17%), do gás industrial (de 17% para 12%) e do uso do sistema de distribuição da energia solar (de 25% para 17%).

Com o pacote de redução de ICMS, o governo de Mato Grosso vai deixar de arrecadar cerca de R$ 1,2 bilhão por ano, valor que permanece no bolso dos contribuintes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Lucas do Rio Verde começam semana gerando 60 empregos

As empresas e indústrias de Lucas do Rio Verde...

Estado faz nova audiência pública sobre orçamento do governo de MT

A secretaria estadual de Fazenda fará, na próxima terça-feira...
PUBLICIDADE