O município foi selecionado para estar entre os seis finalistas do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), em nível nacional, na categoria projeto em estágio inicial. A premiação é considerada a maior da área e tem como objetivo reconhecer os esforços bem-sucedidos de organizações e ecossistemas de inovação atuantes no Brasil.
É a primeira vez que o prêmio contemplará os Ecossistemas de Inovação. “São ambientes compostos por diferentes atores (governo, empresas, sociedade civil e ICTis) que articulam, interagem e cooperam entre si, estimulando iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, baseado em inovação. É a primeira vez que o prêmio está avaliando o ecossistema por inteiro, é a primeira vez que eles estão avaliando isso e já nessa primeira vez, Sinop foi avaliada e colocada entre os seis na categoria de Ecossistemas em Estágio inicial”, explicou o coordenador do Centro de Atendimento Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Diniz,
“No preenchimento da inscrição apontamos os dados e como o ecossistema de Sinop se encontra estruturado, fomos julgados por uma banca, na qual passamos para a fase semifinal. Nessa entrevista no formato de videoconferência, defendemos com evidências tudo o que foi indicado anteriormente”, explicou, acrescentando que o prêmio coloca Sinop no radar nacional, se destacando também no setor de inovação pois “nosso ecossistema já tinha iniciativas provocadas por diversos atores, uma comunidade de startups bem atuante e reconhecida nacionalmente e a Prefeitura, vem projetando trabalhos que possam potencializar todas essas iniciativas”.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, e Educação, Sandra Donato, além de dirigentes de entidades e empresas de Sinop participaram, há poucos dias, de entrevista de validação do prêmio, na sede da União das Entidades de Sinop (Unesin).
O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os vencedores da edição 2021/2022 serão anunciados em 8 de março, informa a assessoria.