PUBLICIDADE

Secretário garante que SAMU deve entrar em funcionamento em até 3 meses em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro e Lucas Torres, de Sorriso (foto: Marcos Vergueiro/assessoria/arquivo)

O secretário municipal de Saúde, Luís Fábio Marchioro, garantiu que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entrará em funcionamento nos próximos dois ou três meses em Sorriso. O gestor detalhou que o município já conta com ambulâncias e uma UTI móvel, portanto, agora estão sendo providenciados outros detalhes.

“Falta só colocarmos uma estrutura de dormitório, refeitório, e isso já está sendo  providenciado entre a Unidade de Pronto Atendimento e Ambulatório Médico Especializado. Depois só colocar para rodar”, explicou o gestor, salientando que o serviço é prestado 24 horas por dia.

Inclusive, em Sorriso, o número 192  já está ativo. No entanto, ao ligar os moradores são atendidos pela central telefônica do SAMU em Cuiabá. “Vamos implantar em Sorriso e seremos o primeiro município da região a ter esse serviço prestado”, garantiu o chefe da pasta.

Além das estruturas física e de equipamentos, Sorriso já conta com profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas. “O que mais importa é o material humano. Nós encaminhamos uma equipe para Cuiabá para fazer um curso junto aos profissionais do SAMU”.

Marchioro ainda lembrou que atualmente o trabalho é feito pelo Corpo de Bombeiros. “É muito bem feito, porém é um trabalho que é da Saúde. A Segurança é um setor e a Saúde outro. Hoje cedemos técnicos de enfermagem da secretaria para auxiliar nas unidades de resgate dos bombeiros”.

Num primeiro momento, a instalação será custeada pelo executivo, mas o secretário ponderou que parcerias serão buscadas. “num futuro queremos que o Estado e ministério da Saúde nos auxilie, mas a instalação vai ser 100% pelo município”. “Vamos pleitear um financiamento de 50% dos custos do SAMU pelo ministério da Saúde”.

Conforme Só Notícias já informou, Marchioro participou, esta semana, de uma reunião com a superintendente de Regulação de Urgência e Emergência da secretaria estadual de Saúde, Inês de Souza Leite Sukert, e a enfermeira Lucieli Benin, coordenadora SAMU.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE