O governador Mauro Mendes viaja, no próximo dia 17, aos Emirados Árabes Unidos e estará na Expo Dubai, para ampliar as relações comerciais de Mato Grosso com a Ásia e demonstrar as potencialidades aliadas ao uso sustentável dos recursos naturais.
Ele permanece no país até o dia 26 e se reunirá com lideranças políticas, empresariais e fundos de investimentos para apresenta as cadeias produtivas, principalmente da carne (os países árabes compram quantidade considerável de Mato Grosso) e as metas alcançadas pelo governo em produção sustentável, conservação do meio ambiente. O Estado é um dos maiores produtores agrícolas e mantém 62% do território preservado. Mato Grosso já mantém relação comercial com a Ásia, com a exportação de produtos como proteína animal e vegetal.
“Mato Grosso vai estar presente em uma das feiras mais importantes do mundo. Será uma grande vitrine para que investidores de todo o planeta conheçam as imensas potencialidades do nosso Estado. Nossa intenção é ampliar as relações comerciais, atrair novos negócios e empregos, e mostrar que Mato Grosso é uma das regiões mais vantajosas para se investir, pois temos segurança jurídica, gente trabalhadora, produção sustentável e um Governo que fomenta e facilita o empreendedorismo”, explicou o governador.
A agenda em Dubai prevê reuniões com representante da Vitol, da Smartt, do Fundo Mubadala e com representante do Al Jaber Group. Além da Semana da Agricultura – Expo Dubai, também irá a Agritalks, à Zona Franca de Jebel Ali e ao Centro de Commodities de Dubai. Mauro também terá reunião com líderes Câmara do Comércio em Dubai
Fazem parte da comitiva do governo, os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Laice Souza (Comunicação) e o presidente do MT Par, Wener Santos, empresários dos setores econômicos da carne, soja, algodão, frango, indústrias, suíno, combustíveis, sementes, aquicultura, biodiesel, entre outros, farão parte da delegação de Mato Grosso para apresentar seus produtos. Porém, todos irão com recursos próprios, sem custo ao Estado.
A primeira-dama Virginia Mendes e a esposa de Mauro Carvalho, Monica Carvalho, também acompanharão a comitiva, sem custeio das despesas pelo Estado. Ou seja, ambas irão com recursos próprios.
Durante o período em que Mauro Mendes estiver fora, o vice-governador Otaviano Pivetta assume.