O município de Lucas do Rio Verde contará com seis leitos Unidade de Terapia Intensiva para tratamento exclusivo de pacientes com Coronavírus a partir da próxima sexta-feira. A abertura está sendo feita em parceria com o governo de Mato Grosso e Fundação Luverdense de Saúde. De acordo com a assessoria, está sendo aguardada apenas a habilitação do Estado, que deve acontecer até o final desta semana.
Também serão disponibilizados outros seis leitos de retaguarda conforme a necessidade. A medida se deve ao aumento dos casos confirmados de Covid, não só em Lucas do Rio Verde, mas em todo território nacional, bem como aumento das internações hospitalares em decorrência da doença.
Há poucos dias, estiveram em Lucas do Rio Verde o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Junto com o prefeito Miguel Vaz e o presidente da Fundação Luverdense de Saúde, Marino Franz, iniciou-se a articulação para a abertura de mais leitos na região. “A nossa preocupação sempre foi garantir que todos os luverdenses tenham o atendimento necessário. Estamos acompanhando a evolução no número de casos diariamente. O Estado já sinalizou o interesse em reabrir as UTIs e nós estamos preparados para contribuir com a saúde de todos os mato-grossenses”, destacou Vaz, através da assessoria.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Heldt Ventura disse que em conversa com o hospital, foi feita análise da estrutura e a unidade hospitalar “respondeu com a disponibilidade de abertura de seis leitos neste momento. Na nossa região, a taxa ocupação dos leitos de UTI passa de 80% e a abertura desses leitos vai beneficiar os pacientes. E, como da outra forma, há praticamente um ano quando abrimos os leitos exclusivos, nossa rede vem somar à do Estado. Isso demonstra a parceria que o município tem com o governo de Mato Grosso e a disponibilidade do Hospital São Lucas em se reorganizar novamente para dar o melhor atendimento possível aos cidadãos, não só de Lucas, mas também do Estado que tiverem necessidade”.