O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato, assinou, há pouco, a retomada das obras da Escola Técnica Estadual (ETE) que estavam paradas há 10 anos. O governador Mauro Mendes determinou nova licitação, a conclusão e o secretário foi a Sorriso para finalizar os procedimentos e a nova empreiteira iniciar as atividades.
Mauro autorizou R$ 12,7 milhões para concluir a escola – já foram aplicados R$ 4,6 milhões correspondendo a 30% da execução do projeto original que prevê 5,5 mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 1,5 mil alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Serão 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial com 504 m2, auditório com capacidade para 148 pessoas, ginásio poliesportivo coberto, biblioteca e centro de convivência com refeitório.
A escola técnica vai formar e qualificar mão de obra em Sorriso. “A empresa já está com a obra, estamos com recursos assegurados e esperamos que em 12 meses, de acordo com a evolução dos trabalhos, ficará pronta. É uma obra que vai trazer grandes benefícios para Sorriso”, disse o secretário. “Um dos problemas que tivemos foi fazer a rescisão de contrato (com a empresa anterior que venceu a licitação em 2009) porque não chegávamos a um denominador com a empresa. Fizemos o que a Procuradoria Geral do Estado nos orientou e isso demandou tempo”. “A empresa que ganhou a licitação aqui é a mesma que está entregando as escolas em Cuiabá e Cáceres (que também estavam paradas). “Tudo o que foi feito (parte da obra) vai dar continuidade” e o governador determinou melhor qualidade na obra como no piso que vai ser de porcelanato”, acrescentou.
A escola em Sorriso está entre as 8 lançadas pelo governo Federal em 2009, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com os Estados. Houve interrupção dos repasse de recursos federais e Mauro definiu, com lideranças de Sorriso, prioridade para concluir a obra, com recursos próprios do governo de Mato Grosso.
Nilton assinou a ordem de serviço com o prefeito Ari Lafin, o presidente da câmara, Leandro Damiani e demais lideranças.