quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Detran aproveitará foto cadastrada de motoristas para renovação da CNH em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação terão o aproveitamento da sua foto pessoal já cadastrada no banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, sem a necessidade de ir a unidades da Autarquia para fazer a captura da imagem.

A medida temporária foi autorizada ontem, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), após pedido do presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, como forma de evitar o deslocamento desnecessário dos cidadãos nesse momento de pandemia de diversos vírus no Estado.

Para o aproveitamento da imagem, a regra é que a foto tenha no máximo seis anos de registro no cadastro do Detran, em razão das mudanças faciais das pessoas ao longo dos anos.

Com o aproveitamento da foto, o motorista poderá fazer todo o procedimento para a renovação da CNH por meio do aplicativo MT Cidadão ou pelo site do Detran sendo necessário o deslocamento apenas para a realização do exame médico.

Ontem, o Conselho Nacional de Trânsito reestabeleceu o prazo para a renovação das Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas de 01 de março de 2020 até 31 de dezembro. A revogação da suspensão do prazo para renovação foi estabelecida pela Deliberação Contran n°253, publicada no Diário Oficial da União.

Para fins de fiscalização de trânsito, consideram-se válidas as CNHs e ACCs vencidas entre 01 de março de 2020 e até 31 de dezembro de 2022, até a nova data correspondente para renovação, conforme o cronograma abaixo:

As CNHs vencidas desde 01 de março de 2020 estavam com o prazo suspenso para regularização por força das medidas de enfrentamento da pandemia do Covid-19 em Mato Grosso.

Existem casos em que o condutor deverá realizar a renovação da CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento através do site do Detran.

Situações que necessitam de atendimento presencial: mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro e alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Senatran.

 

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estudo aponta redução de área atingida por incêndios no Pantanal de Mato Grosso

A operação integrada de combate aos incêndios florestais resultou...

Professor do IFMT em Lucas recebe menção no “Oscar” da ciência brasileira

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT),...

Princípio de incêndio em gerador é contido por trabalhadores no Nortão

As chamas causaram estragos em gerador de energia, ontem...
PUBLICIDADE