Os testes rápidos de Covid nas unidades básicas de saúde em Sinop seguem restritos. Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, devido às dificuldades de aquisição e distribuição dos insumos, a secretaria de Saúde está restringindo o uso somente para aqueles pacientes com casos moderados a graves.
“O teste rápido está restrito a nível nacional, pois com o aumento as pessoas procuraram para fazer a testagem e a maioria delas não tem sintomas e sim porque tiveram contato com outras pessoas que estavam contaminadas. A nível de Brasil, o Ministério da Saúde soltou uma nota técnica restringindo os testes rápidos para aquelas pessoas com casos moderados a graves. Os testes em Sinop não acabaram, até recebemos uma quantidade hoje, mas continuará restrito para que a gente não fique sem, com uma escassez de testes”, explicou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, ao Só Notícias.
Daniela explicou ainda que aqueles pacientes que apresentarem os sintomas leves vão passar por uma avaliação médica e, que mesmo sem o teste, deverá ser medicado e afastado. “Estamos testando aqueles pacientes que realmente tenha necessidade. As unidades de saúde continuam atendendo e aquela pessoa que tiver com sintomas pode estar procurando a unidade e o médico estará fazendo a avaliação clínica mesmo sem o teste rápido, medicando se necessário e afastando do trabalho também”.
A secretária também explicou a redução na quarentena para aqueles que apenas tiveram contato com pessoas contaminadas pela Covid. “O Ministério da Saúde soltou uma nota ainda em 2021, que as pessoas que não tem sintomas e tiveram contato a quarentena de 14 dias foi reduzido para sete dias. Muitas pessoas questionam porque o médico não dá um atestado maior em casos de contato. Ele vai fazer toda a avaliação, vai perguntar quando você teve o contato e se o sintoma é de hoje”, finalizou.
Conforme Só Notícias já informou, a secretaria de Saúde vem registrando um número abaixo do esperado de vacinação em crianças.