PUBLICIDADE

UCT precisa de doações de sangue tipos A e O para reposição de estoque em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop informou, há pouco, que está precisando de doação dos tipos A e O, negativo e positivo, para reposição do banco de estoque.  As coletas ocorrem de segunda a sexta-feiras, das 7h às 12h, na rua das Amendoeiras, anexo ao Hospital Regional de Sinop.

Todas as pessoas saudáveis, na faixa etária de 16 a 69 anos (menores de 18 acompanhado do responsável legal), com peso superior a 50 quilos, podem fazer a doação. O doador precisa estar descansado, alimentado (evitando alimentos gordurosos ou muito doces) e que não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação.

Na unidade sinopense, uma única doação pode salvar até três pessoas. Homens podem doar até quatro vezes ao ano (de 2 em 2 meses) e, mulheres, até três doações (de 3 em 3 meses). No ano passado, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue coletou 3.881 bolsas.

Para doar, é necessário comparecer à unidade apresentando documento oficial com foto, Cartão SUS e endereço. Pessoas que contraíram Covid-19 também podem ser doadoras. Conforme a última nota técnica do Ministério da Saúde, alguns critérios foram ajustados.

Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram doença sintomática, mesmo nos casos leves/moderados, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem manifestações clínicas prolongadas que contraindiquem a doação);

Doadores que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta dos exames.

Os que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, conforme definição do Ministério da Saúde, nos últimos 10 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de Covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas;

As doações de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pela Covid deverão ser consideradas inaptas pelo período que durar o isolamento, conforme definição do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE