PUBLICIDADE

Começa hoje “piracema da madeira” com proibição da exploração nos planos de manejos também em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O período proibitivo da madeira iniciou hoje e termina no dia 30 de março com proibição das atividades de exploração nos Planos de Manejos Florestais, como o corte e o arraste de toras nessas áreas, em todo território nacional, segundo dados divulgados, há pouco, pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso. A pausa é conhecida como “piracema da madeira”, ocorre anualmente e tem como objetivo proteger o solo no período mais chuvoso do ano. A medida foi instituída pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente.

As entidades representantes do setor madeireiro como, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso e demais sindicatos empresariais, reforçam a importância desta obrigatoriedade para a conservação do meio ambiente.

Para o presidente do CIPEM, Rafael Mason, é muito importante o setor de base florestal respeitar esse período proibitivo para proteger as florestas. “Respeitar a restrição significa promover o manejo florestal sustentável evitando a degradação do solo, erosões e outros danos na  floresta. Além disso, devido às chuvas é mais complicado trabalhar nesse período. O manejo florestal é uma fonte de recursos e a nossa orientação, enquanto representante do setor de Base Florestal, pelo Cipem, é que os associados e empresários respeitem esse período para continuar conservando a floresta e também que respeitem a legislação continuamente, reforçando o compromisso com as boas práticas ambientais e evitar sanções pelos órgãos competentes”, reforçou.

Segundo a resolução do Conama, neste período, o setor florestal deverá trabalhar apenas com madeira já em estoque. De acordo com o vice-presidente do Sindusmad, Felipe Antoniolli, os proprietários de manejos florestais estão preparados para atender a demanda, mesmo neste intervalo. “O Setor de base florestal tem consciência e respeita o período proibitivo, e com isso, se antecipa com estoque para produzir e gerar renda durante esta pausa. Os empresários, responsáveis pela extração, se organizam para trabalhar dentro da safra da madeira, que é de 10 meses e, para quem comercializa, sabe que tem que fazer o estoque para garantir matéria-prima neste intervalo. Esta pausa é para conservar o solo”, destacou.

Nos municípios de Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juína, Juruena e Rondolândia, por exemplo, o período restritivo poderá ser ampliado de 16 de dezembro a 14 de maio, devido ao período chuvoso intenso desta região.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretii ressaltou que o Manejo Florestal causa mínimo impacto na floresta. “O Manejo Florestal sustentável tem como objetivo a exploração florestal com mínimo impacto na Floresta. A piracema da madeira reduz o impacto que a continuidade da exploração, no período das chuvas, poderia causar. Então é um momento importante para garantir a conservação da floresta dentro do manejo”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura de Alta Floresta prorroga pagamento à vista do IPTU com desconto

A prefeitura prorrogou o prazo de pagamento do Imposto...

Matupá é 4º no ranking de exportações no Estado; R$ 1,9 bilhão

As indústrias em Matupá (208 km de Sinop) alcançaram...

Sinop: SEMA debate com setor madeireiro novas regras de manejo florestal sustentável

Representantes da secretaria estadual de Meio Ambiente discutiram, esta...

Empresas de Diamantino e Juara divulgam novas vagas de empregos

Empresas de Diamantino estão contratando 17 novos funcionários em...
PUBLICIDADE