Os mais de 2,9 mil servidores receberam, hoje, os salários de janeiro com o aumento de 10% referente ao Reajuste Geral Anual (RGA) concedido pelo prefeito Roberto Dorner (Republicanos), mês passado, após tratar do assunto com o Sindicato dos Servidores Municipais.
Dorner avaliou que, mensalmente, cerca de R$ 1,4 milhão a mais passam a ser injetados na economia local. “Somos a maior empresa de Sinop. Temos cerca de 2,9 mil colaboradores que gastam com aluguel, gastam no mercado, na padaria, no açougue, na loja de roupas, na farmácia, posto de gasolina, enfim, que gastam seu salário no comércio local e fazem o dinheiro girar ajudando a aquecer e fomentar a economia do município”.
Em dezembro, tomando como base o acumulado dos últimos 12 meses do Índice de Preços ao Consumidor de Sinop (IPC Sinop), Dorner bateu o martelo com a diretoria do sindicato sobre o RGA e também assinaou termo de compromisso para a efetivação da reposição inflacionária referente ao ano de 2020 de forma parcelada. Os 4,31% serão diluídos em 8 anos, com incorporação salarial de 0,5%, a partir de 2023, fechando, em 2030, com 0,81%.
O prefeito explica que essa reposição não havia sido dada em razão da proibição da Lei Federal 173/2020, de enfrentamento à Covid, assinada pelo governo federal em que impedia os municípios a conceder reposição ou aumento aos seus servidores pelo prazo estipulado pela legislação, informa a assessoria.