A secretária municipal de Educação, Elaine Benette Lovatel, disse ao Só Notícias, que com base nós últimos 4 anos de serviço educacional, é esperado crescimento semelhante a outros períodos letivos, entre 5 até 6% no número de novos estudantes nas escolas e creches de Lucas do Rio Verde. As matrículas já estão sendo realizadas de forma online, abrangendo novos alunos no ensino fundamental e educação infantil. “Temos jovens e crianças vindo de outras redes e de fora do município, mas também alunos que não estavam estudando”. Lucas concluiu o ano de 2021 com 11,4 mil alunos.
Segundo ela, a pasta planeja ações para comportar a demanda como “testes seletivos já realizados (para contratação de profissionais da educação), em novembro do ano passado, e que nesse primeiro mês de janeiro passará por homologação. Também teremos ampliações de espaço nas instituições como as salas da creche Anjo da Guarda, para trazer mais comodidade”.
Com a futura adição de um entroncamento rodoviário no município, também haverá melhorias de estrutura. “Teremos a construção de duas novas escolas nos bairros Bandeirantes e Vida Nova e investimentos na formação de professores, para suprir os problemas que a pandemia deixou na parte pedagógica”, apontou.
A nova unidade, no Bandeirantes, atenderá os alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. A construção de mais de 3 mil m² deve contar com 13 salas de aula, sala de reforço, sala de apoio, sala de Atendimento Educacional Especializado, sala maker para oficinas de robótica, laboratório, biblioteca e sala de conferência. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões, a ser transferido do Estado para o município. Ainda não há detalhes sobre a instituição no Vida Nova.
Conforme Só Notícias já informou, as aulas começam no dia 31 deste mês, e serão 100% presenciais com exigência do uso de máscara por todos que frequentarão as escolas.