Um golpista usou um perfil falso se passando pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para tentar aplicar golpes pelo WhatsApp, nesta segunda-feira. A informação foi confirmada, há pouco, pela assessoria de imprensa do governo do Estado.
Segundo a nota divulgada, utilizando o nome e foto da primeira-dama, um número com o DDD 011 (São Paulo) entrou em contato com algumas pessoas próximas de Virgínia solicitando quantia em dinheiro. A primeira-dama informou que “já está tomando as providências necessárias que o caso requer”.
Em dezembro, conforme Só Notícias já informou, criminosos utilizaram um perfil falso com o nome do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, para aplicar golpes pelo WhatsApp, redes sociais e sites de vendas. O objetivo era tentar realizar a compra de veículos e carretas no Paraná. Na negociação por whatsapp ou pelo marketplace do Facebook, os criminosos enviaram até mesmo imagens da suposta carteira da OAB de Campos para comprovar a identidade.
O uso do perfil falso foi descoberto após um possível vendedor da cidade de Paranaguá (PR), que negociava a venda de um carro com os criminosos, desconfiar e entrar em contato com a assessoria de imprensa da OAB-MT para verificar a veracidade dos dados apresentados. Na época, a OAB-MT alertou que as pessoas deveriam desconsiderar qualquer tipo de mensagem desta natureza e denunciar o crime.