A frota de veículos em Sorriso registrou crescimento de mais de 3,62% em 2021, quando chegou a 83,1 mil. Isso representa 2.905 novos emplacamentos no município, já que 2020 fechou com 80.195. O levantamento é com base nos dados do Departamento Nacional de Trânsito.
Com a crescente nos últimos anos, Sorriso se tornou a quinta maior frota de Mato Grosso, atrás de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. Atualmente, a frota estadual é de 840.131 veículos (a de Sorriso corresponde, no momento, a 3,47% deste total).
Atualmente, a maior parte da frota é composta por automóveis, com 24.687 (em 2020 havia 23.814). Em seguida, são 17.630 motocicletas e 11.850 motonetas (em 2020 havia 17.704 e 11.449, respectivamente). Também há 10.756 caminhonetes (ante 10.219 no levantamento passado).
Já as camionetas (veículo misto de carga e passageiros) são 2.027 (em 2020 havia 1.845). O município ainda conta com 3.041 caminhões (havia 3.037), 3.116 caminhões trator (2.866), 92 ciclomotores (88), 147 micro-ônibus (139), bem como mais 283 ônibus (291).
Ainda há 1.378 utilitários (1.263), 2.438 reboques (2.203), outros 5.587 semirreboques (5.219), sete sidecar — dispositivo de uma única roda preso a um lado de uma motocicleta — (havia quatro), sete tratores de rodas (quatro), 36 triciclos (35), e 18 motor-casa.
Na análise anual, em 2019 a frota de Sorriso fechou em 75.730, em 2018 era de 69.115, em 2017 de 63.857, em 2016 de 59.898, em 2015 de 56.314, em 2014 fechou com 52.946, em 2013 era de 48.564, já 2012 de 43.888, 2011 havia 39.535, e 2010 de 31.521.
Conforme o chefe da 37ª Ciretran de Sorriso, Edson Carlos de Carvalho, o crescimento se tornou tendência nos últimos anos, atingindo médias de 5 a 15% anualmente. “Sorriso vem nos últimos 10 anos com crescimento muito grande na frota. Desde o ano passado é a quinta maior do Estado, tendo passado Tangará da Serra, que apesar de ser mais populosa tem menos veículos”, disse.
Ainda segundo Carvalho, para absorver essa demanda é necessário que haja atenção para melhorias na trafegabilidade, já que é tendência natural haver aumento no número de veículos, quando há crescimento populacional, como é o caso de Sorriso.
“O trânsito tem que se adaptar a situação. Com esse aumento de frota a obrigação dos responsáveis, prefeitura, órgãos de segurança, é se adaptar, melhorando a trafegabilidade. Um dos pilares disso é a reengenharia de tráfego que tem que ser trabalhada constantemente para não ficar atrasada e acabar atrapalhando a circulação e segurança da população”.