O Órgão de Defesa do Consumidor de Sinop divulgou, hoje, balanço das atividades realizadas no ano passado. Ao todo foram 3.651 ocorrências, divididas entre consultas, reclamações por ofício, aberturas de reclamações diretas contra as empresas, cartas de informações preliminares e orientações. No setor de audiências conciliatórias, foram 548 ações realizadas, enquanto o jurídico 1.789 procedimentos.
Também foram realizadas orientações para 520 consumidores, além da efetiva entrega de Códigos de Defesa do Consumidor, enquanto para os fornecedores, foram 700 atendimentos. No comparativo do quantitativo de ações realizadas pelo Procon, teve aumento de quase 30%. Em 2020, foram 2.828 atendimentos, enquanto em 2021, esse número aumentou para 3.651 atendimentos.
No ranking de reclamações, o setor de “Assuntos Financeiros” foi o campeão, com 1.250 registros. Problemas com instituições bancárias, cartões de crédito e cobranças indevidas estão entre as reclamações. Na 2ª posição está o setor de “Serviços Essenciais”, com 959 reclamações contra empresas de energia, água e esgoto e telefonia, por exemplo. Na terceira posição, estão os “Serviços Privados”, com 579 registros, englobando reclamações contra escolas particulares, cursos e faculdades, empresas privadas, entre outras.