PUBLICIDADE

Casos de influenza em Sinop disparam e secretária de Saúde alerta para medidas de proteção

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria municipal de Saúde vem registrando alto crescimento no número de casos de influenza, nas últimas semanas e, até o momento, a maioria dos casos é com sintomas leves. “Notificamos o primeiro caso no dia 22 de dezembro e, até a última segunda-feira, 717 de influenza. De todos esses casos notificados, 95% foram sintomas leves e 5% moderado, com apenas um caso grave”, revelou a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, em entrevista, ao Só Notícias.

Estão na linha de frente 1.328 servidores no município. A contaminação das pessoas com o vírus vem preocupando o setor da Saúde, que aumentou o número de funcionários. “O aumento na procura por atendimento são todos os casos leves e toda a população está preocupada por ser um novo vírus e se aparece alguns sintomas gripais eles já estão procurando as unidades”.

A secretária detalhou as diferenças da Influenza para Covid que, apesar da semelhança possui uma baixa letalidade, mas pode ser facilmente transmitida entre as pessoas. “A influenza não é nada mais que uma gripe e o sintomas são corizas, dor de cabeça, mal estar, febre, dor no corpo e tosse, e é parecido com os sintomas da Covid, mas a diferença da influenza é que a sintomatologia dela dura de dois a seis dias, porém ela é contagiosa e a letalidade muito mais baixa que dá Covid, mas é altamente contagiosa e as pessoas podem estar passando uma para outra caso não tomar os devidos cuidados”.

Além disso, os sintomas gripais também tem semelhança com os sintomas da dengue. “A dengue nos primeiros dias também podem ser confundido com os sintomas gripais, pelo mal estar, dor no corpo, dor atrás dos olhos”, acrescenta Daniela.

A secretária reforça ainda os pontos de atendimento para pacientes com os sintomas gripais, como a Policlínica Menino Jesus, Unidade Covid-19 Primaveras, UBS Maria Vindilina ll, com horário de atendimento 24 horas. Já com o horário de segunda a sexta-feiras, as unidades básicas de saúde do Sebastião de Matos, Primaveras, Violetas, Palmeiras, Ibirapuera, com horário das 7h às 19h.

Os cuidados para evitar o contágio da doença seguem a mesma linha das medidas de proteção contra o coronavírus, revela Daniela, que também reforça os locais de atendimento especiais. “Sintomas leves podem estar procurando as unidades básicas que deixamos só para atender esses com os sintomas gripais, para evitar uma contaminação em massa e superlotação das unidades. O uso da máscara é muito importante, porque a gente sabe que ele é transmitido através do ar, é um vírus e é igual a Covid e a transmissão é pela secreção da boca e do nariz, e se você não estiver utilizado a máscara vai estar passando para outras pessoas”, finalizou

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE