O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou nesta segunda-feira que 60 municípios de Mato Grosso estão em alerta de temporal. Deste total, pelo menos 26 cidades estão em potencial perigo por conta do volume de chuva.
O alerta vale até esta terça-feira. Com aviso de chuvas intensas, 60 cidades, especialmente no Norte, Nordeste e Sudoeste do estado, podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos, que chegam a 40 a 60 km por hora.
No caso dos municípios em alerta de potencial perigo, o instituto prevê chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos ficam entre 60 a 100 km por hora. Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Durante o temporal, o Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
No Nortão, estão sob risco de temporal os municípios de Brasnorte, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Juara, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.