A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística abriu processo licitatório para contratação de empresa para construção de uma ponte de concreto sobre o rio Arinos, na MT-242, entre os municípios de Itanhangá e Nova Maringá (513 e 389 quilômetros de Cuiabá, respectivamente). A obra está orçada em mais de R$ 16,4 milhões e será licitada em regime diferenciado de contratação, em lote único e por menor preço, com abertura das propostas dia 18, às 14h, na secretaria.
Com 240 metros de extensão, a nova ponte substituirá uma balsa que atualmente percorre o trecho, facilitando em muito a logística de escoamento da produção das propriedades rurais da região, principalmente no distrito de Brianorte. A licitação prevê ainda o encabeçamento da ponte nas duas margens do rio, em uma extensão de 1,157 quilômetro.
Esta é a quinta ponte sobre o Rio Arinos que o governo de Mato Grosso constrói na atual gestão. No ano passado, foi entregue uma ponte de 245 metros de extensão na MT-488, entre Nova Maringá e Tapurah.
A Sinfra também está finalizando o encabeçamento para entregar outra ponte, com 240 metros de extensão na MT-220 em Juara. Além disso, duas pontes estão em fase de construção, uma com 120 metros de extensão na MT-010, entre Tapurah e São José do Rio Claro, e outra com 90 metros de extensão na MT-235, entre São José do Rio Claro e Nova Mutum.
Essas cinco obras representam um investimento de R$ 57 milhões na logística e desenvolvimento do médio-norte e norte mato-grossense, com a substituição de pontes de madeira e balsas.