Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural realizaram visitas de assistência a produtores de hidroponia e outras culturas ligados aos Consórcios, Nascentes do Pantanal e Vale do Guaporé, na semana passada, com o intuito de promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da região.
O procedimento é realizado a cada 90 dias e tem por finalidade orientar os produtores na parte técnica e na gestão das propriedades. As visitas começaram na segunda-feira e terminaram na quinta-feira, em Cuverlândia, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D´Oeste, Glória D’Oeste, Porto Esperidião, Cáceres, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Conquista D’Oeste e Comodoro.
O técnico especialista em hidroponia da Empaer, Thiago Tombini, vem desenvolvendo esse trabalho ao longo do ano para auxiliar os agricultores do segmento. Um deles é o Antônio Souza Espnola, produtor de Cáceres, que aguardava com muita ansiedade a visita. Parte da sua a produção de alface tinha sido perdida devido a queimaduras nas folhas. “Do dia para noite percebi que as folhas estavam escuras, com aspecto de queimadas. Não sabia o que fazer e fiquei desesperado”.
A propriedade do Antônio estava programada para receber a equipe. Segundo ele, com a orientação e a aplicação de um produto correto, em dois dias, o problema foi resolvido. “Se não fosse a assistência técnica da Empaer, perderia 7 mil pés de alface, além de todo investimento e trabalho”.
Quem também está satisfeito com a assistência recebida é o agricultor Antônio de Almeida Júnior, do município de Comodoro, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos técnicos. “É muito importante o acompanhamento. A equipe está sempre disponível para sanar as dúvidas ou mesmo vir na propriedade se certificar que as orientações estão sendo seguidas conforme foram passadas”.
O gestor da Secretaria de Agricultura de Glória D’Oeste, Jociel Teixeira Lopes, frisou que são 250 agricultores que solicitaram suporte da Empaer em várias frentes. “Como responsável pela secretaria, hoje vejo a empresa com outros olhos. Fomos atendidos em solicitações”.