A Federação do Comércio, Bens e Serviço promoveu, hoje, encontro entre representantes de dezenas de empresa russas especializadas na área de tecnologia agrícola (agrotechs), entidades do setor do agronegócio e governo do Estado visando estabelecer maior conexão comercial entre o país russo e Mato Grosso. Os adidos Comercial, Viktor Sheremetker, e Agrícola, Andrey Yurkov, também participaram. “Queremos deixar à disposição as empresas de nosso país para que possamos, cada vez mais, estreitar nossas relações comerciais, visto que Mato Grosso já é o quarto maior importador de produtos russos e com crescimento econômico impressionante”, disse Sheremetker.
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, disse que o intercâmbio comercial e tecnológico resultará em ações que ajudem no desenvolvimento dos setores produtivos. “Quando um setor produtivo vai bem, os outros setores da economia também costumam se beneficiar. A Fecomércio-MT tem buscado integrar suas ações com as demais federações (Famato e Fiemt) com o propósito de fortalecer o desenvolvimento de Mato Grosso”, analisou.
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (Seciteci), Letícia Auxiliadora de Figueiredo Oliveira, lembrou do primeiro Parque Tecnológico de Mato Grosso, que será construído em Várzea Grande. “Este empreendimento vai promover e estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidade e empresas. Uma estrutura completa que possibilitará a realização de intercâmbio tecnológico entre países parceiros”.
Também participaram do evento representantes da Famato, Acrimat e Acrismat, Agência de Fomento – Desenvolve MT, Assembleia Legislativa, e prefeitura de Sinop.