PUBLICIDADE

Morre a ex-primeira dama de Sinop Maria José de Oliveira Barbosa; prefeitura decreta luto

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução - atualizada 17:24h)

Faleceu esta manhã, em Sinop, a ex-primeira dama e ex-secretária de Ação Social, Maria José Oliveira Barbosa, 73 anos, esposa do ex-prefeito Adenir Barbosa. Ela lutava contra um câncer, há alguns anos.

O casal é pioneiro em Sinop, onde chegou em 1977. Formada em Serviço Social, em Goiás, dona Zezé trabalhou em centenas de causas sociais ajudando inúmeras de famílias carentes. Fundou, juntamente com a pioneira Nilza de Oliveira Pipino, o movimento Aide Ribeiro para angariar recursos e construir a primeira creche em Sinop, a São Francisco de Assis. Também atuou na fundação da APAE – Escola Gente Esperança. No primeiro mandato de prefeito do seu esposo, Adenir (1989-92) ela foi secretária de Ação Social criando o programa Menor Aprendiz, a Guarda Mirim, e teve papel decisivo para construção de diversas creches, da sede própria da secretaria e da panificadora municipal, dentre outros.

“Adenir e eu temos muito orgulho do trabalho que realizamos em nosso município e somos gratos a todos”. “Sinop sempre foi maravilhosa”, “acolhendo a todos que aqui chegaram com suas oportunidades e com seu povo cheio de garra e vontade de fazer a cada dia nossa cidade mais bela “. “Sou uma mulher realizada como profissional, como esposa, como mãe e mulher e agradeço o amor e compreensão do meu esposo, filhos, noras, genro e netos além das minhas irmãs e amigas que me auxiliarem nas caminhadas mais difíceis que já passei”, declarou, há alguns anos, dona Zezé, em depoimento para a escritora Leni Chiarello Zilioto

Dona Zezé teve três filhos, médicos Hugo Barbosa e Murilo Barbosa e a advogada Nara Barbosa Nery e 9 netos. O velório foi no Memorial Luz e Vida em Sinop e o sepultamento ocorreu no final da tarde.

Em nota, o prefeito Roberto Dorner manifestou profundo pesar pelo falecimento de dona Zezé e decretou luto oficial de 3 dias. O presidente da câmara, Elbio Wolkeis, declarou, em rede social, que ela foi “mulher guerreira que trabalhou muito por Sinop como primeira-dama e voluntária em projetos sociais”.

“Conhecida por sua força, simplicidade e generosidade, dona Zezé deixa sua marca na história de Sinop e sua gente’, registrou o vereador Dilmair Callegaro.

O ex-prefeito de Sinop e ex-deputado Nilson Leitão manifestou que dona Zezé era “uma grande mulher e um ser humano incrível. Deixará, sem dúvida, além de muita saudade, um legado de amor ao próximo e de muito trabalho em prol da população de Sinop. Nossa solidariedade ao ex-prefeito Adenir, aos filhos e demais familiares”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: terminam hoje inscrições de seletivo na Educação com mais de 300 vagas

As inscrições para o processo seletivo simplificado para contratação...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Escola estadual cria projeto de recuperação de nascentes no Nortão

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima,...
PUBLICIDADE