O governador Mauro Mendes anunciou, na tarde desta terça-feira, a contratação de 9.825 mil vagas para cursos de qualificação profissional, que serão disponibilizadas à população de todas as regiões do estado. Os cursos serão inteiramente custeados pelo Governo de Mato Grosso e os inscritos não precisarão pagar nada para fazer a qualificação, que será ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Serão ofertados inicialmente 31 cursos, como de informática básica, designer de sobrancelhas, zelador, assistente de logística, agente comunitário de saúde, entre outros. “São cursos em diversas áreas, focados nas demandas de mercado de diversas cidades do Estado de Mato Grosso. O Governo de Mato Grosso vai pagar esses cursos para que você, jovem, ou você que esteja desempregado, possa se qualificar e através da qualificação conseguir um emprego e até mesmo se aprimorar no emprego que possui”, afirmou o governador.
Mauro Mendes lembrou que Mato Grosso é um dos estados com as menores taxas de desemprego do país e também um dos que mais geraram emprego nos últimos anos. Porém, as empresas ainda têm dificuldades em contratar pela falta de mão de obra qualificada. “Esses cursos são voltados às demandas de mercado, porque não adianta o cidadão fazer um curso que não vai ajudá-lo a conseguir emprego. Então quem tiver interesse, procure a sua prefeitura, o Senac e o Senai que você vai ter um curso 100% custeado pelo Governo de Mato Grosso”, orientou.
Para a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, essa ação do Governo visa auxiliar o cidadão a conseguir colocação profissional. “Queremos que o cidadão faça um curso que dê possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. O Estado de Mato Grosso possui muitas vagas de trabalho, mas não temos pessoas capacitadas o suficiente para suprir essas vagas e permanecer no trabalho. É comum a pessoa ir no Sine [Sistema Nacional de Emprego], conseguir o trabalho, mas voltar no mês seguinte, porque não atendeu às exigências do empregador”, relatou.
Confira os cursos que serão ofertados nesta primeira etapa:
1 – Agente comunitário de Saúde
2 – Agente de combate a endemias
3 – Agente de Higiene e Beleza Animal
4 – Assistente Administrativo
5 – Assistente de Logística
6 – Atendente de Farmácia
7 – Auxiliar de Nutrição e Dietética
8 – Auxiliar em Saúde Bucal
9 – Básico de Corte e Costura
10 – Confeiteiro
11 – Costureiro
12 – Cozinheiro
13 – Cuidador de Idoso
14 – Cuidador Infantil
15 – Designer de Sobrancelhas
16 – Embelezamento das mãos e dos pés
17 – Estoquista
18 – Informática Básica
19 – Jardineiro
20 – Libras
21 – Maqueiro
22 – Operador de computador
23 – Padeiro
24 – Porteiro e vigia
25 – Preparo de bolos e tortas
26 – Produção de pães, doces e salgados
27 – Qualidade no atendimento ao cliente
28 – Recepcionista em serviços de saúde
29 – Salgados para festas
30 – Técnicas de depilação
31 – Zelador