Começam hoje e seguem até sábado as disputadas da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares. Estudantes de oito municípios mato-grossenses representam o Estado. A competição, que é considerada a maior do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar, é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e ocorrerá em São Paulo.
Para garantir a participação delegação mato-grossense na competição nacional, a secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer providenciou a mobilização, organização e a viagem dos atletas com deficiência, técnicos e dirigentes. “As pessoas com deficiência têm todo carinho dessa gestão do Governo do Estado e de toda nossa equipe na Secel. Vamos trabalhar cada vez mais para que mais e mais atletas mato-grossenses possam participar dessa competição. Estamos torcendo pelos resultados, mas principalmente pela vivência que esses atletas terão nesse momento tão especial do desporto paralímpico nacional”, expõe o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.
Disputando nas modalidades adaptadas de atletismo, natação e tênis de mesa, a delegação mato-grossense conta com atletas de Alta Floresta, Alto Araguaia, Canarana, Castanheira, Cuiabá, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande.
No ano passado, o evento não foi realizado devido à pandemia de Covid. Na última edição, em 2019, Mato Grosso conquistou 13 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.
Este ano, mais de 900 atletas de todas as regiões do país disputam no atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.