A instalação dos equipamentos de radiocomunicação digital do 8º Comando Regional de Juína foi concluída neste final de semana e, com isso, o sistema de comunicação entre as unidades que englobam o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública conquistou um grande avanço tecnológico. Com o sinal criptografado, não haverá mais interferências e terceiros copiando a frequência da polícia.
A formalização com uma empresa para aquisição dos aparelhos foi celebrada em março, por meio do termo de doação com a Polícia Militar do Estado. A empresa implanta o maior empreendimento mineral de Mato Grosso, o Projeto Aripuanã, e como contrapartida, realizou investimento na ordem de R$ 866 mil na parceria com a Polícia Militar. Foram adquiridas antenas, repetidoras, rádios de base fixa, rádios móveis, rádios portáteis e três computadores. Dois computadores são consoles que permitem a conexão a uma rede IP capaz de interligar várias rádios e repetidoras de sinal simultaneamente.
Os dispositivos possuem a tecnologia Digital Mobile Radio (DMR) com cobertura 24 horas, capaz de integrar a comunicação rápida dos comandos regionais e das viaturas da corporação. A iniciativa abrangerá não só o município de Aripuanã, mas também Juína, Juruena, Colniza, Castanheira, Distrito de Conselvan, Guariba, entre outros da região noroeste.
Para o tenente-coronel, Elvis de Oliveira, do Comando Regional de Juína, o sistema garante uma fiscalização mais efetiva durante as operações policiais. “A parceria da empresa com a Pm proporcionará uma comunicação mais segura e com maior efetividade operacional para a gestão das viaturas. Com o novo sistema, podemos nos comunicar de ponta a ponta na região Noroeste, com qualquer equipe de fiscalização e entre os próprios policiais militares em operação”.
Para o secretário adjunto de Integração Operacional da secretaria de Estado de Segurança Pública e coronel PM, Juliano Chiroli, a parceria entre as instituições vem para fomentar a estruturação da radiocomunicação no estado de Mato Grosso. “É um sistema moderno e novo em termos de Brasil, e o Mato Grosso saltou na frente. O sistema garante o recebimento da informação com qualidade, de forma criptografada, trazendo segurança na comunicação e agilidade no trabalho da segurança pública. Com certeza, essa parceria traz ao final um trabalho mais efetivo das instituições e quem ganha é a sociedade da região de Juína e Noroeste do estado”.