A Polícia Civil deflagrou, esta manhã, na região de Cotriguaçu (960 quilômetros de Cuiabá) e circunscrição, a operação “Deja Vu” visando combater crimes de esbulho possessório, invasões de terra, entre outros. Durante a ação foram cumpridos cinco mandados de buscas e apreensões, que resultaram na prisão de quatro pessoas além de bloqueios de bens.
As ordens judiciais de buscas foram decretadas pelo juízo da Vara Única de Cotriguaçu, e tiveram como alvos endereços também nas cidades Juína, Castanheira e São José do Rio Claro.
Conforme o delegado Philipe de Paula da Silva Pinho, as investigações apontam a existência de uma associação criminosa atuante em disputas de terras, bem como vem agindo nas invasões de áreas e na implantação forçada de assentamentos, fatos esses que não condizem com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
O delegado explicou que de acordo com as diligências, estima-se que mais de 1 mil pessoas foram enganadas pelo grupo criminoso investigado, envolvido também em conflitos ocorridos em um suposto garimpo da região.
A operação “Deja Vu” desencadeada pela Delegacia de Cotriguaçu contou com a participação dos policiais civis das Delegacias de Juína, Nova Mutum, Colniza e Juruena.