O desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF), Cândido Ribeiro, revogou a prisão preventiva do ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva. O ex-gestor foi preso pela Polícia Federal no dia 28 de outubro durante a Operação Cupincha.
Envolvido em uma série de escândalos na Saúde de Cuiabá, Célio é acusado de fraudar licitações com empresas em que o próprio seria sócio oculto, além de lavagem de dinheiro. Ele chefiou a Saúde da Capital por 45 dias entre junho e julho deste ano, antes de ser afastado do cargo.
Segundo divulgado pelo portal Gazeta Digital, o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB) escolheu o gestor para o comando da pasta mesmo após ter sido alertado que o gestor teria solicitado comissão das empresas contratadas para liberar os pagamentos dos serviços prestados ao município de Cuiabá.
Antes de chegar ao comando da Secretaria, Célio passou pela Empresa Cuiabana de Saúde e pela direção do Hospital São Benedito. Segundo a PF, Célio teria feito parte de uma organização criminosa que fraudava contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos em Cuiabá para serviços de combate à covid-19.
A decisão que determinou a revogação da prisão é desta terça-feira (16).